quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

7º ENCONTRO DE YOGA VERDE no Parque Lage



Prática de Hatha Yoga, com posturas corporais, consciência da respiração, canto de mantas e muito compartilhar em um círculo de conexão com o SER junto à natureza. Estarei celebrando meu renascimento como uma boa ariana, fazendo o que mais gosto, como uma criança!

Sábado, 02/04, 10h

Convide os amigos e leve seu tapetinho para a prática!


Contribuição voluntária sugerida R$ 20, para a ONG Terra dos Homens


Apoio: ConQuist – Educação Corporativa, Consultoria e Pesquisa

Namaste!

Mariana Soares

*Se chover ou o tempo estiver nublado, o evento será cancelado!

sábado, 19 de fevereiro de 2011

YOGA : APRENDENDO COM A PAUSA



As exigências da atualidade são enormes. O corpo, a mente e a psique sentem isso de forma a causar grandes desequilíbrios.

A cobrança por um corpo em forma, como sugerido pelas "modelos" nas revistas, a exigência pela produtividade somada à competência profissional, e a manutenção de um estado de humor estável e otimista, acaba gerando desequilíbrio. Afinal, não fomos preparados para tamanho desafio.

Outro dia, conversando com um amigo ele fez a seguinte pergunta: "alguém te ensinou a lidar com o dinheiro na escola ou em casa? Não, ninguém aprende economia desta maneira. Mal começamos nossa vida no mercado de trabalho e já estamos lidando com dinheiro, sem nenhum conhecimento prévio. O mesmo acontece com nosso corpo, mente e emoções. Raras são as pessoas que têm a oportunidade de conviver com conhecimentos mais profundos e uma visão holística do ser humano, da existência. Dificilmente alguém aprende nos ensinos fundamental e médio sobre consciência corporal, em como lidar com as emoções e estados mentais. Costumo brincar que o resultado disso é uma massa seguindo no ritmo do "deixa a vida me levar".

Por isso, defendo sempre a proposta do Yoga na Educação. Desde pequenas as nossas crianças deveriam entrar em contato com seu corpo de forma mais consciente, escutar o silêncio, sentir o que acontece dentro delas. Fiz um trabalho durante um ano com crianças especiais e durante dois anos com crianças da pré-escola. Tenho a certeza que a semente foi plantada! Consegumos silenciar diversas vezes, relaxar, escutar música e histórias e harmonizar tudo e todos a nossa volta.

Sem dúvida o Yoga é uma ciência completa, pois oferece ao praticante equilíbrio físico, mental e espiritual. Mas, por favor, não veja o 'espiritual' como algo religioso, e sim como algo não-material, como energia, assim como mente e as emoções. Experimente uma visão quântica! Faço este alerta pois a mente, que adora julgar, pode bloquear qualquer possibilidade de experimentação desta ciência milenar que é o Yoga.

As posturas e os exercícios de respiração levam a uma maior consciência do corpo, dos ritmos internos, dos fluxos de energia, além de proporcionar a possibilidade da pausa, da não-ação. É na ausência da ação, que observamos as flutuações da mente, o turbilhão de pensamentos, de emoções que surgem mesmo quando estamos parados, relaxados e em silêncio.

No Yoga, com as ações que fazemos e sentimos no corpo (alinhamento, fundação, força, expansão, contração, equilíbrio) e a respiração tranquila (consciência e controle dos ritmos internos), somos levados a um estado de presença. Se a mente vagueia perde-se toda a conexão de músculos com ossos, o enraizamento dos pés, a respiração ritmada, entre outras. Sempre costumo lembrar para meus alunos: "onde está a sua mente é onde você está colocando a sua energia!". É algo muito novo para quem começa a praticar, e leva algum tempo para se ter consciência.

Todo esse conhecimento tem um objetivo simples, a manutenção de uma vida mais feliz e equilibrada. Tem um livro fantástico que nos ajuda a ir além neste tema, chama-se "O Poder do Silêncio". Segue uma relexão para reforçar a necessidade da pausa:

"Quando entra no Agora, você sai do conteúdo da sua mente. A incessante corrente do pensamento se desacelera. Os pensamentos não consomem mais toda a sua atenção. Há intervalos entre eles - espaços de silêncio e calma. Você começa a perceber que o seu ser é maior e mais profundo do que seus pensamentos." - Eckhart Tolle, do livro "O Poder do Silêncio".

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

AS FLORESTAS NAS CIDADES


O Papel Insubstituível das Florestas na Construção de uma Cidade Sustentável. Este é o tema da edição de fevereiro do ciclo de palestras Inverde, organizado pela ONG Amigos do Parque e realizado periodicamente no Parque Lage. O evento terá a participação dos analistas Bernardo Issa, chefe do Parque Nacional da Tijuca, e Rogério Rocco, ex-superintendente do IBAMA/RJ e ex-chefe da Coordenação Regional 8 do ICMBio.

O evento tem vagas limitadas, o ingresso é uma colaboração para a ONG Refazer e tem início às 19 horas. Mais informações no site do INVERDE – Infraestrutura Verde e Sustentabilidade Urbana.

Os encontros de Yoga Verde no Parque Lage, que acontecem uma vez por mês, têm um alinhamento com o tema da palestra, pois a intenção é resgatar a "essência" da prática junto à natureza. Despertando o desejo e uma consciência nos praticantes para uma vida mais sustentável e a preservação dos espaços verdes que ainda nos restam.

Hari OM!

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Sábado de Cine Gaia no Jardim Botânico



O uso sustentável das riquezas e a preservação do patrimônio natural para as futuras gerações são hoje um grande desafio, principalmente quando falamos de nosso Brasil. O cinema brasileiro vem trabalhando esse tema em forma de expressivos documentários. No Rio de Janeiro, a mostra de cinema ambiental exibe, em 5 de fevereiro, três documentários brasileiros, a partir das 15h, no Centro de Visitantes. O primeiro é "Sumidouro Brasil", lançado em 2008. O filme tem 71 minutos, com direção de Cris Azzi. Às 16h15, começa a exibição de "Vida nos Recifes" (2007), com 17 minutos, dirigido por Roberto Faissal. Para fechar a programação, "Urubus têm asas" (2007), com 15 minutos, ocupa a tela a partir das 16h31. O curta tem direção de Marcos Negrão e André Rangel.

Sumidouro (de acordo com os dicionários, uma abertura por onde alguma coisa some, ou local por onde se escoa a água), acompanha o processo de transição enfrentado entre 2003 e 2006 pelas pequenas comunidades de Peixe Cru e Porto dos Coris, que foram atingidas pela construção da barragem da Usina Hidrelétrica de Irapé. Depoimentos e imagens do dia-a-dia dos moradores formam a narrativa, que aborda desde a relação deles com a região até a destruição de suas casas e a mudança para um novo terreno.

Os recifes de coral, considerados como o equivalente nos oceanos das florestas tropicais úmidas, ocupam cerca de 2,4 mil dos 8 mil quilômetros da costa brasileira. E são eles os protagonistas do documentário Vida nos Recifes, lançado pelo projeto Coral Vivo, iniciativa que tem o objetivo de gerar conhecimento sobre os ambientes recifais brasileiros.

Tudo pode ser reciclado. Muito além do lixo, idéias, ações e destinos podem ser adaptados a uma nova realidade. É assim que uma comunidade de catadores de carangueijos do Rio de Janeiro enfrenta os danos causados pela poluição da cidade, que dia-a-dia acaba com o mangue, sua fonte de sobrevivência. Urubus Têm Asas revela como as novas gerações estão modificando seu futuro, através de ações inspiradoras. É a prova de que, com cooperação e consciência ecológica, é possível superar os limites e alçar novos vôos.

A Reprise I Cine Gaia acontece quinzenalmente na sala multimídia do Centro de Visitantes, Rua Jardim Botânico, 1008. Grátis.