quarta-feira, 30 de março de 2011

ONG CONVOCA VOLUNTÁRIOS NO RIO DE JANEIRO


SOS Mata Atlântica e ICMBio convocam voluntários cariocas para ação na APA de Guapimirim.

A atividade, que acontece em 16/4 (sábado), tem como objetivo apresentar à população a importância desta área de proteção para os manguezais da Baía de Guanabara. De acordo com Beloyanis Monteiro, coordenador de Mobilização da SOS Mata Atlântica, "o objetivo é informar à população carioca sobre a importância dessa área protegida de Mata Atlântica para o Rio de Janeiro. Restam, no Estado, apenas 18,3% do Bioma, portanto é importante que as pessoas conheçam o trabalho desenvolvido nessa APA tão próxima à capital”.

Se você deseja ser um voluntário, na atividade acontecerá no dia 16 de abril (sábado), deve encaminhar nome, idade, profissão e telefone para o e-mail acaovoluntariarj@sosma.org.br ou entrar em contato pelo telefone (11) 3262-4088. A idade mínima para participação é de 18 anos e as vagas são limitadas para os primeiros 42 inscritos. A SOS Mata Atlântica e o ICMBio disponibilizarão transporte até a APA e alimentação.

Entre as ações programadas estão o preparo do terreno e o plantio de mudas nativas da Mata Atlântica. “É importante que cada voluntário use roupas leves, protetor solar e repelente”, observa Bellô.

Em abril e novembro de 2010, foram realizadas duas ações como esta. Ao todo, 110 pessoas participaram das ações e realizaram o plantio de aproximadamente 400 mudas nativas da Mata Atlântica. Para o evento do dia 16 de abril está programado o plantio de mais 300 mudas. A iniciativa tem o apoio da Cooperativa de Pescadores e Familiares, da APA de Guapimirim e do Sesc Rio.

Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapimirim

A APA de Guapimirim é uma importante Unidade de Conservação Federal, responsável pela proteção de manguezais na Baía de Guanabara. A unidade está localizada no Recôncavo da Baía da Guanabara, na região Metropolitana do Rio de Janeiro, a 50 minutos do centro da capital. Nela, se pode encontrar um paraíso ecológico com alguns dos últimos remanescentes de manguezal da baía, o que torna o local uma boa opção para a prática de ecoturismo.

Com aproximadamente 14 mil ha, a APA foi criada em 25 de setembro de 1984, pelo Decreto Federal nº 90.225. Esta importante área da Mata Atlântica está localizada num vale formado pela base do Dedo de Deus, Serra dos Órgãos, fazendo limite com os municípios de Teresópolis e Petrópolis (norte), Itaboraí e fundos da Baía de Guanabara (sul), Cachoeiras de Macacu (leste) e Magé (oeste).

Hari OM!

terça-feira, 22 de março de 2011

A QUESTÃO DA ÁGUA PARA UM MUNDO MAIS SUSTENTÁVEL...


A água sustenta a vida no planeta Terra e, sem ela, nenhuma espécie vegetal ou animal, incluindo o homem, sobreviveria.

O Dia Mundial da Água, 22 dde março, foi criado com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a questão da escassez desse importante bem natural e, consequentemente, buscar soluções para o problema. Temos consciência e atitude para transformarmos essa questão. Uma alternativa é não consumindo carne animal, risos! Sabe quanta água é utilizada para que um quilo de carne animal chegue nas prateleiras do supermercado? Isso sem falar no transporte - o famoso CO2.

Então aí vai a informação do Portal Verde ...

Número de litros de água necessários, na Califórnia, para produzir 1 quilo comestível de:
Tomates 39
Alface 39
Batata 41
Trigo 42
Cenoura 56
Maçã 83
Laranja 111
Leite 222
Ovos 932
Galinha 1.397
Porco 2.794
Carne de gado 8.938

Comparando ao uso pessoal, para usar 20.000 litros de água no banho, uma pessoa leva um ano - isso com 5 duchas por semana, 5 minutos por banho, com um gasto em média de 15 litros por minuto.

Isso sem falar no cultivo de soja transgênica para a ração que alimenta os animais, que exaure o solo. As monoculturas, como o caso da soja, têm sido apontadas como uma das grandes vilãs dos ecossistemas, podendo provocar esgotamento do solo e de recursos hídricos.

Ser vegetariano é mais do que uma questão de saúde no presente. É uma necessidade planetária!

sábado, 12 de março de 2011

O CORPO COMO PORTA PARA A PRESENÇA


O corpo como porta para um estado de presença nas palavras de Eckhart Tolle

O Hatha Yoga e outras práticas ajudam a levar a sua atenção consciente para dentro do campo de energia interno do corpo. Isso é muito importante, porque o corpo é um caminho, um ponto de acesso à vitalidade, às profundezas do momento presente. Parte dos meus ensinamentos é que as pessoas se tornem conscientes de que seu corpo está vivo. Ou seja, sinta que dentro de suas mãos, braços, pés, pernas existe uma vivacidade vibrante.

Atenção em direção ao corpo interno percebendo que o corpo inteiro está permeado por uma sensação de vivacidade, a energia dentro do seu corpo, a energia da vida. Às vezes digo que é uma âncora para o momento presente. Enquanto alguém lê essas palavras, pode sentir que seu corpo interno está vivo? O corpo inteiro, dos pés à cabeça, vivo – a prática de sentir isso leva a sua atenção, que normalmente fica dentro da cabeça, no processo de pensar, para fora da cabeça.

Você pensa menos e se torna mais presente. Isso não é somente benéfico do ponto de vista da saúde, pois é uma grande fonte de autocura estar conectado com o corpo interno, habitar o corpo conscientemente – recomendo às pessoas que assim que sintam chegar o menor sintoma de mal-estar, como uma gripe, que imediatamente fiquem intensamente presentes no corpo, especialmente antes de ir para a cama à noite ou ao acordar pela manhã. É autocurador. Mas além da cura física, também tira o foco da cabeça, das identificações com os pensamentos. Ao estar por inteiro no seu corpo, dificilmente há qualquer pensamento.

Então, o corpo pode ser uma porta para este estado de presença, para a dimensão vertical. Uma parte muito importante dessa prática é a atenção consciente no corpo físico. Não no externo, mas no interno. Não importa como é esse corpo externo, se não é perfeito – a maioria dos corpos não é perfeita, está bem –, nós vamos para o corpo interno.

A prática de Yoga ajuda nisso, mas como complemento, todos devem desenvolver a habilidade de sentir seu corpo interno onde quer que estejam. Sentado em uma cadeira, eu estou sentindo-o agora falando com você e talvez você sinta o seu enquanto escuta. Estar presente no mundo externo com suas percepções sensoriais e ao mesmo tempo sentir o campo interno de energia é um bela maneira de estar neste mundo. Uma prática maravilhosa. Altamente recomendada para todos.