sábado, 12 de março de 2011

O CORPO COMO PORTA PARA A PRESENÇA


O corpo como porta para um estado de presença nas palavras de Eckhart Tolle

O Hatha Yoga e outras práticas ajudam a levar a sua atenção consciente para dentro do campo de energia interno do corpo. Isso é muito importante, porque o corpo é um caminho, um ponto de acesso à vitalidade, às profundezas do momento presente. Parte dos meus ensinamentos é que as pessoas se tornem conscientes de que seu corpo está vivo. Ou seja, sinta que dentro de suas mãos, braços, pés, pernas existe uma vivacidade vibrante.

Atenção em direção ao corpo interno percebendo que o corpo inteiro está permeado por uma sensação de vivacidade, a energia dentro do seu corpo, a energia da vida. Às vezes digo que é uma âncora para o momento presente. Enquanto alguém lê essas palavras, pode sentir que seu corpo interno está vivo? O corpo inteiro, dos pés à cabeça, vivo – a prática de sentir isso leva a sua atenção, que normalmente fica dentro da cabeça, no processo de pensar, para fora da cabeça.

Você pensa menos e se torna mais presente. Isso não é somente benéfico do ponto de vista da saúde, pois é uma grande fonte de autocura estar conectado com o corpo interno, habitar o corpo conscientemente – recomendo às pessoas que assim que sintam chegar o menor sintoma de mal-estar, como uma gripe, que imediatamente fiquem intensamente presentes no corpo, especialmente antes de ir para a cama à noite ou ao acordar pela manhã. É autocurador. Mas além da cura física, também tira o foco da cabeça, das identificações com os pensamentos. Ao estar por inteiro no seu corpo, dificilmente há qualquer pensamento.

Então, o corpo pode ser uma porta para este estado de presença, para a dimensão vertical. Uma parte muito importante dessa prática é a atenção consciente no corpo físico. Não no externo, mas no interno. Não importa como é esse corpo externo, se não é perfeito – a maioria dos corpos não é perfeita, está bem –, nós vamos para o corpo interno.

A prática de Yoga ajuda nisso, mas como complemento, todos devem desenvolver a habilidade de sentir seu corpo interno onde quer que estejam. Sentado em uma cadeira, eu estou sentindo-o agora falando com você e talvez você sinta o seu enquanto escuta. Estar presente no mundo externo com suas percepções sensoriais e ao mesmo tempo sentir o campo interno de energia é um bela maneira de estar neste mundo. Uma prática maravilhosa. Altamente recomendada para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário