9 anos de Yoga e Meditação no Parque Lage
"O que as pessoas fazem no meio ambiente está relacionado a compreensão
de si mesmas e as relações que estabelecem com tudo à sua volta. O impacto que você tem no mundo é maior do que você imagina, e as escolhas que você faz afetam o todo" Mariana Soares
quarta-feira, 25 de maio de 2011
ORIENTAÇÕES PARA ATUAR COMO UM VERDADEIRO IOGUE
Ações práticas que fazem toda a diferença segundo Georg e Brenda Feuerstein:
Simplifique a sua vida o máximo possível. Conscientize-se do impacto que o seu estilo de vida causa sobre o meio ambiente. Faça uma lista de que tipo de coisa você faz uso diariamente, semanalmente e ocasionalmente, assim como, em geral, como você vive a sua vida. Essa prática inicialmente deve ser desafiante, mas certamente vai ajudá-lo a identificar todas as áreas que podem ser transformadas positivamente.
Pense duas vezes antes de consumir. Você realmente precisa? Você pode encontrar um usado? Se está quebrado, pode ser consertado?
Reduza, reuse, recicle. Tente reduzir o desperdício reciclando e reusando produtos. Lembre-se que um produto pode ser reciclável, mas não ser capaz de ser reciclado onde você vive. Pesquise sobre o que a sua comunidade recicla. Os Estados Unidos geram aproximadamente 230 milhões de toneladas de "lixo" anualmente dos quais 70% são materiais recicláveis ou reusáveis, porém apenas a quarta parte disso é reciclada ou reusada atualmente.
Procure produtos que tenham o mínimo de embalagem possível. Um exemplo perfeito é uma embalagem de chá que tem as folhas do chá num saquinho, coberto por um plástico que está dentro de uma caixinha que novamente está envolta por um plástico. Isso está super-embalado ou o que?
Se você deseja trocar os seus aparelhos domésticos, opte pelos que têm selo de baixo consumo. Hoje há refrigeradores, por exemplo, que consomem 40% menos do que os que eram fabricados em 1993.
Consuma apenas papel 100% reciclado e isento de cloro ou procure por papeis alternativos como hemp ou kenaf. Isso inclui papéis para imprimir, para escrever, toalhas de papel, papel higiênico e lenço de papel. De acordo com o National Resources Defense Council, se cada dona de casa dos Estados Unidos substituísse apenas um rolo de fibra virgem de toalhas de papel (70 folhas) pelos 100% reciclados, salvaríamos 544 mil árvores.
Tome uma chuveirada ao invés de tomar um banho e se desafie a tomar uma chuveirada que seja a mais rápida possível. Água para banho contabiliza 2/3 de todo o custo com aquecimento de água. Além disso, muitas áreas hoje em dia sofrem com falta de água. Essa é uma atitude que não custa nada, mas pode economizar algum dinheiro.
Instale chuveiro de baixa pressão e redutor de pressão em torneiras. Chuveiros de baixa pressão usam apenas dois galões de água por minuto se comparado a um chuveiro pressurizado que gasta entre quatro e sete galões por minuto. Essa atitude de baixo custo traz uma significativa economia de água, energia e dinheiro.
Mude a sua máquina de lavar para lavagem com água fria apenas. Se todas as máquinas de lavar dos Estados Unidos fossem mudadas do modo de água quente para água fria, significaria uma economia de cerca de 30 milhões de toneladas de C02 por ano.
Use o velho e conhecido varal no lugar da secadora, sempre que possível. Faça uso do presente da energia gratuita do vento e do sol.
Conserte vazamentos em canos e torneiras. Uma típica goteira de torneira constante pode desperdiçar 40 galões ou 151 litros d'água por dia.
Desligue os aparelhos domésticos que você não esteja usando e tire-os da tomada durante a noite ou quando você não pretenda usá-los por um período longo de tempo. Um computador, por exemplo, usa 15 watts quando ligado na tomada, mesmo fora de uso. Ou mesmo um forno de microondas gasta oito watts de energia quando não está em uso. Simplesmente crie o hábito de tirar da tomada os eletrodomésticos depois de usá-los.
Consuma, sempre que possível, produtos locais e comidas orgânicas ou, melhor ainda, se você tem acesso a um jardim, plante você mesmo. As refeições americanas, em média, viajam cerca de 1.500 milhas da fazenda ao prato. Você não precisa ser um matemático para se dar conta de que os seus hábitos alimentares podem contribuir com a emissão de uma enorme quantidade de dióxido de carbono na atmosfera. Além disso, consumir alimentos produzidos no local que você reside, trará um grande benefício à comunidade. Por favor, pesquise sobre os mercados que oferecem produtos produzidos por produtores locais.
Elimine o fast food da sua dieta. A indústria do fast food cria uma quantidade enorme de desperdício e não apóia produtores locais. Além disso, fast food tende a ser prejudicial à sua saúde.
Torne-se um vegetariano ou um veagan. Criação de animais gera poluição do solo, do ar e da água e é o principal causador do aquecimento global. Além do fato de que a prática yogika da não violência deve valer para todos os seres vivos e para o meio ambiente como um todo.
Compostagem. Se você não pode fazê-la ao ar livre, tente a compostagem com minhocas em ambientes fechados. Pesquise em livrarias ou bibliotecas livros que ensinem as maneiras corretas de compostagem ou ainda busque por artigos na internet.
Diga não a qualquer sacola de plástico que seja oferecida a você. Troque as sacolas de plástico por sacolas de pano, não apenas no supermercado, mas em qualquer tipo de compra que você faça. Atualmente muitas comunidades estão abolindo o uso de sacolas plásticas. Encoraje a sua comunidade a fazer o mesmo.
Plante árvores. Árvores em crescimento são aspiradores de pó de dióxido de carbono! Acesse o site: www.plant-trees.org. Mesmo que você possa plantar apenas poucas árvores no seu jardim para fazer sombra à sua casa, isso já pode ajudar a reduzir o uso de ventiladores e ares-condicionados durante o verão.
Mude os seus hábitos de transporte. Caminhe, ande de bicicleta faça revezamento de carro e use transportes públicos como ônibus e trens sempre que possível.
Voe menos, ou não voe. Se você precisa voar contribua com empresas que possuam programas de compensação de emissão de carbono. Cheque o guia on line aqui.
Seja um verdadeiro eco-viajante. O ecoturismo é uma indústria que cresce rapidamente e não é necessariamente amigável com a natureza. Considere explorar e se voluntariar próximo de onde você reside, e, por favor, lembre-se que as viagens aéreas são as principais responsáveis pelo aquecimento global, mesmo que a sua aventura tenha o selo "eco" ligada a ela.
Não use garrafas de água de plástico. Se for potável beba água da torneira, ou filtre a água da torneira. Se você precisa carregar água com você, dê preferência a embalagens de aço inoxidável ou de vidro. Garrafas de água comerciais não apenas são grosseiramente superfaturadas, como também, quando produzidas em embalagens - de plástico, contribuem com a poluição da terra, do ar e da água e podem colocar a sua saúde em risco (devido às substâncias tóxicas que expele).
Transfira os seus investimentos para investimentos que sejam socialmente e ambientalmente responsáveis e certifique-se de que os seus futuros investimentos sejam realizados da mesma maneira. Seja consciente e saiba como o seu dinheiro está sendo investido e certifique-se de que as companhias que você investe direcionam recursos a causas ambientais.
Substitua suas lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes. As fluorescentes não apenas duram 10 vezes mais como também consomem 2/3 menos energia.
Use apenas produtos de limpeza ecologicamente corretos.
Incentive editores de livros, revistas e jornais a usar papéis 100% reciclados para todas as suas necessidades de impressão e parabenize os que já o fazem.
Pratique a descarga ecológica. Se for número um, deixe. Se for número dois, dê descarga. Uma família comum com quatro pessoas puxa a descarga cerca de 20 mil vezes ao ano. Mesmo que você tenha em casa uma descarga econômica, que consome 6 litros d'água por descarga, ainda assim esse hábito consome uma quantidade enorme de água desnecessariamente.
Opte por um jardim ecologicamente correto em casa. Escolha plantas nativas para ajudar a reduzir o uso de fertilizantes e não use pesticidas, químicos. Considere ter um cortador de gramas mecânico ao invés dos movidos a gás ou eletricidade. Seus vizinhos e o ar ao seu redor serão gratos, bem como os seus músculos.
Se você for comprar ou alugar um automóvel procure o mais econômico e o menos poluente, de preferência os híbridos [motores flex].
Escreva para os políticos e vote conscientemente. Os líderes políticos são influenciados pelo público, e você pode fazer uma grande diferença apenas expressando a sua opinião.
Apóie as bibliotecas públicas. Poucas coisas ainda são gratuitas hoje em dia, mas as bibliotecas públicas ainda são, e elas são riquíssimas fontes de livros, DVD's, CD's, revistas, e jornais, que de outra maneira você teria que comprar.
Incentive a sua empresa, organização, escola, família, e amigos a reduzir a emissão de carbono e compartilhe listas, informações .[e estas informações] com quem você conhece.
Fonte: Extraído do livro Green Yoga de Georg e Brenda Feuerstein traduzido por Tales Nunes
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário