quarta-feira, 22 de junho de 2011

RETIRO: INDO PARA DENTRO



Um retiro oferece a possibilidade de ir fundo dentro de nós e passar um tempo com nós mesmos.

A pausa que acontece ao sairmos da rotina, é um presente que nos ofertamos, uma maneira de expressarmos gratidão a nós mesmos por tamanha dedicação a nossa família, aos estudos, ao trabalho, ao caminho espiritual, aos relacionamentos.

Uma maneira de fazer isso é realmente ficar longe da vida diária e ir para um retiro. Muito mais do que um período de férias, um retiro nos oferece tempo para nós mesmos, para descansar, curar, refletir e renovar nosso espírito. É um tempo dentro do casulo para que possamos emergir renovados, revigorados e prontos para voltar à nossa vida quotidiana, com uma nova perspectiva.

Um retiro pode despertar nossos sentidos. Quando contemplamos a natureza no silêncio de nossas mentes, torna-se mais fácil escutar o coração e tudo o que ele nos fala. Nós também somos capazes de realmente ouvir quando um pássaro canta, respirar profundamente e sentir o ar puro, o cheiro das flores - surge uma nova percepção de tudo a volta, a partir da conexão interna que conquistamos com as práticas.

Quando vamos para um retiro, temos tempo para nos conectar com nosso corpo, através da prática de asanas (posturas do hatha yoga), aquietar a nossa mente ao caminhar em mauna rumo á cachoeira fazendo japa (repetindo mantra para silenciar a mente), observar nossas emoções, estando presentes no agora com a meditação. É possível estabelecer contato com o Ser, pois as práticas nos conectam com o PRESENTE, com o agora e assim podemos perceber cada passo dado, cada sensação, cada emoção, pensamento de forma consciente.

Sem a cobrança e prazos do trabalho, a rede de relacionamentos, a Internet, entre outros, nós temos tempo para ir fundo em nós. Surgem muitas revelações, reflexões e padrões emocionais e mentais vão sendo identificados e trabalhados naturalmente quando necessário. Podemos até vir a conhecer e compreender a nossa trajetória de vida mais profundamente.

Felizmente, quando voltamos para casa todos percebem nosso estado de plenitude e querem compartilhar o que nos deixou tão fortalecidos e nutridos. Voltamos à nossa vida mais renovados e prontos para atuar no mundo. A beleza de ir para um retiro é que não importa onde você vá ou quanto tempo você ficará, você sempre vai encontrar-se quando você chegar lá.

RETIRO DE YOGA DA PRIMAVERA - 23, 24 e 25 de setembro.


Quando o Inverno se despede dando luz à nova estação, é tempo de nos retirar, é o espaço entre, em que nos preparamos para o florescimento na estação da beleza em toda a sua plenitude - a Primavera. Neste movimento de ir para dentro, voltamos restaurados, energizados, prontos para expressarmos criativamente nosso Ser. É um momento muito auspicioso para ir para dentro, praticar hatha yoga, meditar, cantar mantras, silenciar, compartilhar com as pessoas, se alinhar ao fluxo do coração.

Hari OM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário