quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

PURIFICAÇÃO


Para mim esta imagem invocará e ampliará minha percepção de purificação, pureza, do sânscrito saucha. Ela foi tirada em um ritual no rio Ganges, durante um retiro de Yoga nas montanhas de Rishikesh, no Norte da Índia. Foram dias de muita firmeza de propósito (do sânscrito, tapas), acordando as 4h30 da manhã e indo dormir às 22h após a última meditação do dia, muitas vezes num frio de 10 graus. E quando trabalhamos duro no corpo-mente-coração, através das práticas de Hatha Yoga, Meditação, Canto, o que temos é intenção e com ela a força e a coragem para a transformação.

Como já falei anteriormente, estamos constantemente percorrendo as ondas da vida, assim como um surfista. E, para se equilibrar, ter habilidade, ou para surfar estas ondas, é preciso presença no agora, ou seja, disciplina (tapas) e auto-observação constantes - "orai e vigiai" a mente! Quando você tem ambos, você pode encontrar beleza e equilibrar-se onde quer que esteja e diante de qualquer novo desafio.

O Yoga nos ensina a perceber que a energia que pulsa dentro de você é a mesma energia que move as ondas e é a água. Esta energia é tudo na vida, tudo o que você vê e não vê - é sutil. Só entramos em contato com ela quando estamos presentes, quando conseguimos escutar nosso corpo, quando nos tornamos conscientes do fluxo do Universo e saímos do controle. Então abrimos as portas para inúmeras possibilidades.

Hari OM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário