Tadasana é a "mãe" das posturas de pé no Hatha Yoga e também pode ser chamada de samasthiti. Quando conectamos os pés no chão, na terra, temos a consciência dos músculos, tecidos, ossos nesta ação de enraizamento.
A partir desta base firme iniciamos o alinhar de todo o corpo, ativando coxas, sem trazer tensão para os joelhos, encaixando suavemente o quadril e conectando o baixo ventre (leve uddhyiana bandha - contração), com cuidado para não contrair nádegas e assoalho pélvico - a energia precisa fluir.
A partir daí toda a coluna se alonga, da base (cóccix) até o topo da cabeça. Os ombros giram para cima, para trás e para baixo, encaixando as escápulas que escorregam na direção da lombar. Neste movimento já se sente a abertura do peito, mas para fazer a conexão com o coração é preciso relaxar os músculos faciais, maxilares, língua, o ponto entre as sobrancelhas, expressando a paz interior na face. Lembre-se de não projetar o queixo para frente, é importante alinhar o coração e a mente.
As mãos podem ser levadas ao centro do peito, em anjali mudra ou pranam mudra - mãos em prece. E então a respiração é a grande estrela. Observe sua respiração, sinta ela acontecendo dentro de cada célula do seu corpo. Sintonize-se com o seu som, seu movimento, sua vibração. Deleite-se com a expansão.
Os princípios de alinhamento de Tadasana são a base para a realização de todas as posturas de pé. E através das posturas de pé, é possível aprender os princípios universais de alinhamento com mais facilidade do que em outras posturas, porque o corpo tem uma maior capacidade de amplitude de movimento.
Essas posturas proporcionam muitos benefícios físicos, fisiológicos e psicológicos. Aprendendo a enraizar os pés, ganha-se equilíbrio e estabilidade. Além disso, o aumento da força, tônus e estabilidade nas pernas, quadris e costas - gera maior confiança e coragem.
Todas essa ações alinham o corpo-mente-coração e fica fácil ir para dentro, entrar em contato com a natureza divina que habita cada um de nós e tudo a volta. Somos Um!
Vamos praticar mais Tadasana no próximo Yoga Verde, dia 04/02, 10h30, junto as belas árvores do Parque Lage.
Convide um amigo e leve seu tapetinho!
Contribuição mínima: R$ 20.
Hari OM!
Crédito da foto: Leonardo Almeida
Nenhum comentário:
Postar um comentário