quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A hora é agora!


“Imagine a Terra sem a vida humana, habitada apenas por plantas e animais. Será que ainda haveria passado e futuro? Será que as perguntas “que horas são?” ou “que dia é hoje?” teriam algum sentido para um carvalho ou uma águia? Acho que eles ficariam intrigados e responderiam: “Claro que é agora. A hora é agora. O que mais existe?” Eckhart Tolle, do livro “O Poder do Agora”

Esta mesma refllexão deve ser feita sobre a questão planetária, pois o que importa é o agora. Pensar o futuro e traçar metas a longo prazo não garante nada. O que você está fazendo pela saúde do planeta Terra no presente momento? Como aplica na rotina o que vivencia no tapetinho de Yoga? Consegue direcionar parte da energia gerada em sua prática para contribuir com uma comumunidade mais sustentável?

Tenho usado sacolas ecológicas para as compras, separo o lixo (vidros e embalagens plásticas limpos para a coleta seletiva), tomo água do filtro (nunca fico doente!), uso produtos de limpeza biodegradáveis (entro em casa sem sapatos, a casa fica bem mais limpa!), sabonete e produtos de higiene naturais e ecológicos, alimentos orgânicos (das feiras de agricultores locais! Como menos industrializados pra poder compensar!), ando de bicicleta ou transporte coletivo, uso lâmpadas econômicas, janelas abertas pra entrar fresca e claridade, pouco assisto TV, computador com baixo consumo de energia (e a tela desliga quando fica sem uso!), entre outras coisinhas. Sei que dá pra fazer mais, pois quando estamos presentes a compulsão consumista se esvai e fica a pulsação do coração, o contentamento, a serenidade, a música da alma...Hari OM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário