quinta-feira, 25 de novembro de 2010

MOVIMENTE-SE E GANHE SAÚDE!


Um novo estudo divulgado pela Sociedade Americana do Câncer diz que ficar sentado torna a vida mais curta. Exatamente! Para quem pensava que malhar pela manhã ou após o dia de trabalho era o suficiente para uma vida saudável, isso ainda não é suficiente se você passa mais de 6 horas por dia sentado trabalhando.

“Passar muito tempo sentado, independentemente do nível de atividade física [do indivíduo], provoca consequências metabólicas importantes”, dizem os autores do estudo, da Sociedade Americana do Câncer que acompanhou 123 mil homens e mulheres ao longo de 13 anos.

O pior é que esse risco aumenta mesmo se a pessoa estiver em forma e praticar exercícios regularmente. Motivo: depois de algumas horas sem caminhar, o organismo interrompe a produção da lipase, enzima que os músculos usam para queimar gordura. Essa gordura fica circulando no corpo, onde eleva os níveis de triglicérides e mau colesterol (LDL), aumentando o risco de doenças cardiovasculares.

Em testes feitos com ratos, a lipase caiu dramaticamente após 4 horas de inatividade – e só voltou ao normal depois de 4 horas de caminhada. Como o metabolismo dos ratos é diferente do humano, esses números não podem ser transpostos diretamente.

Manter o movimento do corpo ao longo do dia é fundamental! Que tal criar motivos para se levantar da mesa e caminhar, alongar o corpo, beber água, olhar a vista da janela, compartilhar idéias enquanto caminha com os colegas de trabalho, praticar yoga na hora do almoço, subir e descer escadas...Seja criativo e mantenha-se saudável!
E lembre-se de desligar a tela do computador ao levantar.

Hari OM!

Fonte: Revista Superinteressante – 10/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário