
Pesquisas recentes alertam sobre os danos do uso de garrafas plásticas.
Isso porque existe uma substância orgânica chamada bisfenol-A, que está presente em muitos produtos plásticos, especialmente nos transparentes. E, apesar do plástico ser considerado estável, já se sabe que as ligações químicas entre as moléculas do bisfenol-A são instáveis, permitindo que o químico se desprenda do plástico e contamine alimentos. No caso de aquecimento do plástico, a contaminação é ainda maior.
As pesquisas demonstraram que em doses mínimas, o bisfenol-A, pode causar em animais efeitos no sistema nervoso, comportamento modificado da próstata e precursores de um possível câncer de próstata e da glândula mamária.
O bisfenol-A pode migrar livremente do plástico, especialmente os de policarbonato, para a água e os alimentos. Encontra-se em grande parte das mamadeiras de plástico, embalagens plásticas para acondicionar alimentos na geladeira, copos infantis, materiais médicos e dentários, enlatados como revestimento interno, garrafas reutilizáveis de água (squeeze), garrafões de 5litros.
Esse é um alerta principalmente para as pessoas que andam sempre com as suas garrafas plásticas por perto. É hora de consumir com mais consciência. Sua saúde e o planeta agradecem!
Hari OM!
Nenhum comentário:
Postar um comentário