sexta-feira, 29 de abril de 2011

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PARQUE NACIONAL DA TIJUCA


Anfitriões do Cosme Velho é o nome do projeto educacional desenvolvido e coordenado, desde o ano de 2008, pelo Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do Parque Nacional da Tijuca nas comunidades do Cerro Corá e Guararapes. Localizadas nas proximidades do Setor Serra da Carioca, essas comunidades ao longo do tempo vêm assistindo a capacitação educacional e técnica de seus jovens, que cada vez mais conquistam espaço para exercer a cidadania e condições para estabelecer uma autonomia profissional.

A qualidade do trabalho realizado se expressa não somente nos semblantes dos anfitriões e no número de jovens capacitados, mas também na recente aprovação do projeto pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). “Essa aprovação é o reconhecimento de que o processo teórico-metodológico adotado fortalece a participação e a integração popular nas questões ambientais”, comenta Gláucio Maciel, funcionário do NEA.

Uma nova etapa do projeto prevê ainda a realização do seminário Gestão Socioambiental em Unidades de Conservação – Educação Cultura e Meio Ambiente, que acontece em parceria com o Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (NIMA) durante a Semana de Meio Ambiente da PUC-Rio (6 a 10 de junho). Na ocasião haverá o lançamento do Curso Básico de Educação Ambiental no Processo de Gestão Participativa em Unidade de Conservação, voltado para jovens das comunidades do entorno do Parque, de modo a instrumentalizá-los para a condução de visitantes e para a gestão participativa do meio ambiente.

Diante dessa sequência de eventos, fica claro que integração e educação, mais do que conceitos, também são compromissos do Parque Nacional da Tijuca, que acredita na parceria e no diálogo como pontos fundamentais da causa ambiental.


Fonte: Blog do Parna-Tijuca

Nenhum comentário:

Postar um comentário